segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"Qual a metodologia pedagógica?"




E hoje começamos a visitar as escolinhas que estão na nossa lista como possíveis escolhidas para Lalá. Tinha marcado antecipadamente com a diretora de uma delas e (é claro) convidado Papai Lula para ir também. Não pensava em levar a pitoquinha, mas papai é igual a "Dona Aranha" da musica que Laís canta 24horas: "teimoso e desobediente" e levou a nenem conosco. Mas sabe que eu até achei melhor? Pensava em fazer primeira sondagem e so depois leva-la. Pura inexperiência, a presença dela foi super importante.

Chegamos no final da tarde na escolinha e a nossa mocinha tratou logo de desbravar o novo lugar com a agradavel compainha de seu papai. Eu fiquei encarregada de conversar com a supervisora pedagogica. E o nosso papo durou MUITO. Ela é bastante atenciosa. Boa de papo e BASTANTE carinhosa com a crianças.  A escolinha é bem pequena. Com relação as outras acredito que sai perdendo e muito quando o assunto é infra. Mas ela sócio-construtivista, ou seja, já ganhou muitos pontos no "meu bomclube". O grupo comunga da chamada pedagogia afetiva que trabalha o desenvolvimento da afetividade no ambiente escolar. Para eles o "Aprender deve estar ligado ao ato afetivo. Se o aluno está equilibrado emocionalmente e motivado pelo professor , ele aprende mais facilmente, pois o equilíbrio emocional contribui para o processo de aprendizagem".

Um monte de gente fala mal desta metodologia, outros contam que é moda, mas a verdade é que eu sempre comunguei destes achados teóricos. Estudei a vida toda em uma só escola de Método Montessori. Nunca recebi educação tradicional, nem em casa, nem no colégio. Por isso, tanta preocupação em oferecer algo parecido para minha pequena. Acredito que é escola é parceira fundamental na hora de educar. Tem que comungar de valores iguais aos nossos, né não?

Nessa tem também lanche saudavel e coletivo, contação de história ao mesmo tempo com quase toda a escolinha e inglês(extra-classe) na própria escola. Achei a salinha bem legal,com no maximo 10 alunos no maternal.

É é isso....Será que esqueci de algo?

Acho que não.. Mas só queria registrar que a minha escola tinha cheiro, cor, vida e pensar nela me comeve até hoje. Carrego valores que vieram desta escola. Minha formação como ser-humano cristã devo MUITO aos meus professores e ao meu colegio. E por isso, que vou pesquisar MUITO antes da decisão final.

Opiniões, neste momento, são sempre muito bem vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário